Livros

As Lendas de Colina

As Lendas de Colina foi um projeto que começou em 2016 quando o escritor Marcelo Siqueira, após uma conversa com a escritora Flávia Duduch, pensou em uma livro reunindo contos de uma maneira diferente do que se tem no mercado literário: criar uma antologia com contos que se passassem em um mesmo cenário fantástico com histórias que se cruzassem, de modo que o leitor pudesse traçar uma linha de continuidade dentro do universo da obra.

Para a criação dos contos que comporiam a antologia mais um desafio: ele deveria ser escrito por 30 autores diferentes, entre convidados e novos escritores. Para isso, fora lançado um edital em dezembro de 2016 convidando os interessados em compor o livro: o candidato deveria elaborar uma história protagonizada por animais, antropomorfizados ou não que habitassem o continente de Colina, local com um passado de guerras e disputas de poder.

A escolha de animais se deu por conta de Marcelo tem familiaridade e afeição por esses tipos de personagens, afinal, ele já havia escrito a trilogia O Príncipe Gato e O Guardião da Última Fada, que contam com esses tipos de personagens.

Para ampliar a profundidade das histórias, evitar a utilização de animais repetidos e estimular a ligação entre os contos, cada vez que um candidato se inscrevia para participar da seletiva, este era colocado em um grupo de rede social onde poderia interagir com os outros candidatos, combinando passagens e criando histórias juntos, uma experiência extremamente enriquecedora para os autores, que puderam ter contato com outros escritores de todas as regiões do país, como para a obra que ganhou um mix enorme de situações temáticas e personagens complementares.

Após a seletiva, tive a felicidade de poder participar com o conto Ziddy e a Semente do Dragão. Com o título inspirado em J. K. Rowling, os personagens seguindo as características dos protagonistas de mangás shonen e a vontade de escrever uma cena inspirada no friozinho na barriga dos brinquedo de parques de diversão, o conto narra a história de Ziddy, um pintassilgo que realizará a missão mais importante de sua vida: levar a semente do Dragão para a Aka, a líder do clã das carpas.

Autores: Pedro Almada, Renan Carvalho, P. J. Acácio, Nícolas Eroles, David Hatter, Flávia Duduch, Marcos Diniz, Dáfne Freitas, Bruna Schiavini, Priscila Visacri, Pedro Garcia, Alan Soares, Wallas Alexandria, Alessandro Nascimento, Ana Charlotte, Nádia Lima, Cinthia David, Renata Cathoud, Natalia Carmelo, D.A Potens, Davi Junior, Marciele Goetzke, Frank Felix, Sarah Hatz, Bianca Landim, Georgina Cavendish, Paula Muller Baldega, Renata Ventura, Yara Chan, Marcelo Siqueira

Vivendo na Terra do Nunca

A antologia Vivendo na Terra do Nunca surgiu de uma conversa informal quando a escritora Vanessa Nunes estava reunida com outros autores conversando sobre ideias para uma antologia sobre fantasia. Quando o nome Peter Pan foi mencionado, a empolgação tomou conta de todos e a primeira dose do pozinho mágico já começava a multiplicar as ideias sobre a Terra do Nunca.

Nesta Antologia, participei com o conto Tri-Iodeto de Fosfato, apresentando o cientista Linus Lamarque e sua vontade em provar cientificamente um novo elemento químico encontrado nas asas da dita "nova espécie de borboleta com características antropomórficas" que ele tinha certeza de ser uma fada. 

Sinopse do Livro: "Onde dois ou mais autores estiverem reunidos, uma ideia para antologia surgirá no meio deles.” Foi assim que esta coleção de contos nasceu. Venha conhecer você também as histórias mais reais da Terra do Nunca. Um lugar em que Peter torna-se o Vilão e Gancho, o herói. Ou será ao contrário?


Nunca esqueça de que todas as histórias têm, pelo menos, dois lados. Dessa forma, os escritos contêm conspirações e muitas narrativas por trás dos contos conhecidos, porém o desconhecido espreita entre o familiar. Viaje conosco nesse universo que vai muito além das nuances da versão tradicional.

Sinopse do Conto Tri-Iodeto de Fosfato: O que acontece quando as crenças nos contos de fada se chocam com a ciência? A carreira do químico Linus Lamarque entra em jogo quando é confrontado com a Terra do Nunca e os mistérios do pozinho mágico!

Autores: Bianca Landim, C. David, Darlan Veit, Davi Junior, Deia Klein, Heloysa Galvão, Lobo Alves, Margarete Prado, Marcos Diniz, Mariana Zambon Braga, Mariani Balland Christovão,  Marlos Quintanilha, Meg Mendes, Natália Carmelo, P. F. Gomez, Rafael Danesin, Sandra Martins, Sarah Grimes, Sue Lima e Talita Facco.

Apocalipse

Apocalipse partiu de uma premissa muito simples, mas muito rica em possibilidades: e se o fim da Terra acontecesse partindo da destruição de diversos lugares do Brasil? Designando um estado por autor, a antologista Ceiça Carvalho reuniu um time que destruiu o mundo inspirados nas características, lendas e cenários diversos que nosso país pode oferecer.

Participei do livro com o conto Domo do Gigante, apresentando Maila, uma moradora da cidade de Araguainha, interior do Estado do Mato Grosso que precisa enfrentar uma ameaça muito maior que as pesquisas no Domo da cidade puderam prever. Para escrevê-lo, conversei com alguns moradores da cidade por telefone para conhecer seus costumes e retrata-los da maneira mais fiel possível.

Sinopse do Livro: "E se um dia você acordasse com a iminência de um futuro incerto, sabendo que o mundo acabaria em questão de meses ou anos, e que dentro de cinco ou dez anos nada mais existiria? Fazendo uma análise mais profunda, perceberia que tudo que construiu em sua vida cairia por terra, e que seus projetos futuros não teriam mais sentido.


Quem um dia nunca parou para pensar sobre o fim do mundo e como faríamos para fugir de uma profecia relatada nos livros sagrados? Todos por certo já devem ter passado por esse tipo de reflexão. Difícil imaginar um mundo distópico, por exemplo, retratado nos filmes de ficção científica, ou a invasão de seres aterrorizantes como animais enfurecidos ou zumbis.


Diante de reais ameaças de um apocalipse, esta coletânea de textos irá abranger uma gama de possibilidades que colocaria o mundo em ruínas, declínio ou sua autodestruição. Aquecimento global, tsunamis, eventos catastróficos incontroláveis, guerras, escassez de água, invasões extraterrenas, epidemias, ameaça de asteróides chocarem com a terra ou a morte de nossa estrela. A humanidade sobreviveria diante de alguns desses eventos? Caminharíamos para o nosso fim? Poderíamos repelir alguns dos acontecimentos? Com vários pontos de vista, a antologia nos fornecerá perspectivas e algumas respostas, se é que realmente há respostas para todas as questões.

Autores: Adriane Saltli, Alane Brito, Alexandra Lazari, Antonio. H. Fernandes, Artur Laizo, Davi Junior, Debrittus, Deborah Petrova, Duílio Souza, Eduardo Silva Francisco, Francisco José Pinheiro de Souza, JuliUS Caesar, Leandra Awlesse, Lobo Alves, Márcia Pavanello Pires, Mariani Balland Christóvão, Magda Melo, Margarete Prado,  Nathany Teixeira, Natália Lopes, Paulo Eterno Venâncio Assunção, Priscila Mariano, Rodrigo Ortiz Vinholo, Simone Freire, Maleno Maia, Humberto Lima, John K, Vi Portalli, Vitor Machado e Willianice Soares Maia.