• Davi Junior

17 músicas do Ricardo Cruz para ouvir enquanto esperamos a nova abertura de One Punch-Man



Já há alguns anos, é impossível falar de animesong no Brasil sem falar de Ricardo Cruz. Fã declarado dos maiores cantores do gênero no Japão, Ricardo começou sua carreira cantando em eventos de cultura pop japonesa até vencer um concurso mundial em 2004, quando passou a integrar o JAM Project, banda referência de animesongs em todo o mundo, formada também por Hironobu Kageyama (intérprete dos temas de abertura de Dragon Ball e Os Cavaleiros do Zodíaco), Masaki Endoh (Street Fighter), Hiroshi Kitadani (One Piece), Masami Okui (Yu-Gi-Oh, Utena) e Yoshiki Fukuyama (Macross 7).

Agora, Ricardo Cruz é o compositor da melodia da música “Uncrowned Greatest Hero” (“Seijaku no Apostle” no Japão), tema de abertura da nova temporada de One Punch-Man, cuja os seis integrantes do JAM Project vão interpretar.

E já que o anime só tem previsão de estreia para abril, preparamos uma lista com 17 músicas da carreira do Ricardo Cruz para você ir ouvindo enquanto espera. Na seleção, há músicas da carreira solo, com o JAM Project, com sua banda no brasil e também gravações com convidados especiais.

Inicialmente seriam 10 músicas. Mas eram tantas músicas boas que difícil se segurar. Confira:

1 - NEPPU! SHIPPU! CYBUSTER

Esse é o primeiro tema que Ricardo gravou com o JAM Project. Nessa canção, Masami Okui e Rica Mtasumoto (que na época também fazia parte da banda) não estão presentes, deixando a interpretação para as cinco vozes masculinas:


2 - SEMPRE SONHANDO ~夢追人~

Em 2008, Ricardo Cruz compôs sua primeira letra para uma música com o JAM Project. O resultado ficou emocionante! Ainda mais em sua interpretação emocionante em um dos maiores shows que a banda já fez, nesse vídeo:


3 - SEM BARREIRAS - KEGARENAKI JIDAI HE

Em 2010, Ricardo Cruz gravou uma música junto com Kouji Wada, o cantor dos principais temas de abertura de Digimon, onde ele se revezam cantando em português e japonês para uma faixa do álbum "Kazakami no Oka kara". Hoje, após o falecimento de Wada, essa música se torna ainda mais especial:


4 - HERÓI

Hero foi uma música gravada em em 2008 para o ábum Get Over the Border e ganhou uma versão 100% em português em 2011. É uma delícia ouvir Kageyama, Endoh, Kitadani, Okui e Fukuyama cantando em nossa língua junto com Ricardo:


5 - OHAYO (HUNTER X HUNTER)

Após entrar para o JAM Project, Ricardo foi convidado a gravar a versão oficial em português do tema de abertura do anime Hunter x Hunter, que foi exibido em 2006 pela Rede TV. Abaixo, a versão completa da música, que Ricardo fez para o seu canal no YouTube em 2014.


6 - ON THE ROCKS

Foi em 2014 que Ricardo Cruz lançou seu primeiro álbum solo. "On the Rocks", a faixa principal, ganhou um clipe super especial gravado no Japão, na pedreira onde são gravados a maioria dos tokusatsus da TV, e com a participação de Hiroshi Watari, o ator de Spielvan.


7 - NEO TOKYO

Em 2015, Ricardo se uniu a Larissa Tassi, Rodrigo Rossi e Edu Falashi para uma turnê em homenagem aos 30 anos de Cavaleiros do Zodíaco, unindo os intérpretes das canções no anime. Com o fim da turnê, Ricardo, Larissa e Rodrigo se uniram em uma nova banda, a Danger3, onde eles produzem músicas originais em homenagem a grandes animes. Abaixo, a primeira canção da banda, em homenagem ao anime Akira:


8 - ULTIMATE BATTLE (DRAGON BALL SUPER)

Em 2018, Ricardo Cruz começou um novo projeto em seu canal no YouTube. Junto com Lucas Araújo foi criado o Anison Lab e a primeira criação da dupla foi uma versão em português do tema do Instinto Superior de Dragon Ball Super:


9 - FLY, O PEQUENO GUERREIRO (DRAGON QUEST)

Todo mundo ama o tema de abertura criado por Mário Lúcio Freitas para o anime de Fly que passava no SBT em 1996. E todo mundo sempre concordou que 1m30 de música era muito pouco. O Anison Lab resolveu isso:


10 - MEGAMI NO SENSHI ~PEGASUS FOREVER~

Em 2009, Ricardo Cruz interpretou a versão oficial em português do tema de abertura da fase Inferno da Saga de Hades d'Os Cavaleiros do Zodíaco. Em 2018, gravou uma versão completa da música com Lucas Araújo:


11 - HARUKA KANATA (NARUTO)

Quem sempre foi ao Anime Friends para assistir aos shows dos cantores internacionais sempre via uma palhinha de Ricardo Cruz abrindo dos shows com algumas músicas. Até onde podemos lembrar, Soldier Dream e Haruka Kanata sempre foram os temas mais cantados por ele nessas ocasiões. Em 2018, o cantor gravou um versão folk de Haruka Kanata, que ficou incrível:


12 - DAREMO SHIRANAI CHIZU DE (BUCKY)

Uma das coisas mais legais do Anison Lab foi unir Yumi Matsuzawa com Ricardo Cruz em uma nova versão do tema de abertura de Bucky, anime que passou na Band no ano 2000. É o máximo ver a japonesa cantando em português com Ricardo.


13 - HORA DA COMIDA (DRAGON BALL SUPER)

Em 2018, Ricardo fez seu primeiro show solo. Com ingressos lotados com duas semanas antes do show, o público pode curtir mais de duas horas das melhores animesongs cantadas pelo Anison Lab e ainda se deliciar com lámem artesanal antes do show. Essa hora da comida rendeu um clipe para o encerramento oficial de Dragon Ball Super que Ricardo Cruz cantou em 2017 (e eu apareci no vídeo ^^):


14 - SHURATO

O tema de abertura cantada por Sarah Regina em 1996 foi homenageado em uma nova versão. Junto com o tema de Dragon Ball do SBT, Ricardo Cruz disse que essa é seu animesong em português favorito.


15 - KAMEN RIDER BLACK RX

Em uma enquete promovida pelo site JBOX, o tema de abertura de Kamen Rider Black RX foi a vencedora para uma nova produção do Anison Lab. Produzida em menos de uma semana, a música é o recordista de visualizações no site, com mais de 400 mil views em 7 meses.


16 - THE SPACE WOLF SYMPHONY (JASPION)

Isso não é uma música, é um ode ao tokusatsu de maior sucesso no Brasil. Unindo Akira Kushida, Ricardo Cruz, Lucas Araujo, Larissa Tassi, o anison lab fez um dos vídeos mais interessantes para os fãs de Jaspion nos últimos anos gravando todas as músicas de background do Metal Hero. É de arrepiar!


17 - CHANGE THE WORLD (INUYASHA)

Para finalizar nossa seleção, 2019 começou com o pé direito. Ricardo Cruz apresentou ao público sua versão de Change the World, tema de abertura de Inuyasha, misturando as letras em português e japonês, como é de praxe no canal. Que neste ano venham produções tão maravilhosas como essa!


_ _ _ _ _ _

E você? Gostou da seleção? Deixa nos comentários qual é a sua música favorita de Ricardo Cruz e diga se faltou alguma de suas canções favoritas.

#RicardoCruz #animesong #anison #jaspion #inuyasha #cdz #cavaleirosdozodiaco #música #vídeo #hunterxhunter #akirakushida #jamproject

252 visualizações