Davi Junior
Brasil Game Show 2019 atraiu mais de 325 mil visitantes!
Atualizado: 2 de nov. de 2019

Estandes cenográficos, grandes empresas, centenas de games e milhares de jogadores se reuniram no Expo Center Norte entre os dias 10 e 13 de outubro de 2019 na cidade de São Paulo no maior eventos de jogos eletrônicos da América Latina: a Brasil Game Show - BGS!
O que começou no início dos anos 2000 como um evento para reunir amigos para jogar e comer churrasco hoje também já é o terceiro maior evento do mundo do segmento (atrás apenas da Electronic Entertainment Expo - E3 e da Tokyo Game Show) e, segundo o criador do evento Marcelo Tavares, o sucesso de deve à estratégia da BGS de manter o evento formatado para que o público possa fazer o que mais gosta: jogar. Isso fica claro até com o novo logo apresentado em 2019: Here We Play.
Andando pelo evento, era possível degustar diversos jogos para consoles, PC's e celulares, além de experimentar momentos imersivos nos cenários de Fortnite, da vila do Chaves ou do Baú da Felicidade. Os estandes de compra e venda era minoria, mas estavam lá, com destaque para a Magazine Luiza e as desenvolvedoras de hardware.

Neste ano, o evento recebeu mais de 300 expositores e um total de 52 patrocinadores, destacando todas as três gigantes dos games (Sony, Microsoft e Nintendo), a Epic Games e as gigantes das mídias sociais: Facebook e Google, com seus estandes da FB Gaming e YouTube.
Buscando sempre agradar a todo tipo de jogador, o evento ainda contou uma Arena Arcade com centenas de pimballs e arcades clássicos com jogatina livre focando no público retrô e o estande da Chrunchyroll Games focando no público apaixonado pelo anime.
Entre os convidados internacionais, estiveram presentes os atores de GTA 5 Steven Ogg, Shawn e Ned Luke; o diretor de Sekiro, Dark Souls e Bloodborne, Hidetaka Miyazaki, o game designer de Doom e Quake John Romero; o criador de Mortal Kombat, Ed Boon; o criador de Street Fighter Yoshinori Ono; o dublador Mario, Charles Martinet e o compositor das trilhas de Final Fantasy e Kingdom Hearts, Shota Nakama, que presenteou o público com a incrível apresentação da Video Game Orchestra, concerto que “rockestral”, em que as canções são realizados com orquestra, coro e banda de rock.

Neste ano, os cosplayers ganharam ainda mais destaque. Além da organização ter presenteado 1800 cosplayers com ingressos vips do evento (após o cadastro e uma rigorosa seletiva), a Marvel ainda patrocinou o concurso cosplay, atingindo recorde de participantes.
Entre os e-sports, se destacou o campeonato de Crossfire, que reuniu times internacionais em uma importante fase do torneio mundial do game.
Ainda sobre a Nintendo, o teste da empresa em 2018 apoiando o concurso cosplay foi decisivo para a empresa voltar de vez para a BGS nesse ano. Vendo a grandiosidade da feira, foi possível negociar as condições adequadas para a sua participação, além das campanhas dos fãs e ajuda da mídia terem contribuindo positivamente para a vinda da empresa. Além de um estande com mais de 1000 metros, a empresa apresentou para os fãs brasileiros o game Luigi's Mansion 3, promoveu a jogatina de seus principais jogos e ainda deu as boas-vindas à oitava geração de Pokémon com uma sessão de fotos em fotos com os treinadores tupiniquins.

Para o público brasileiro, é importante ainda salientar que a presença da Sony no evento: fora da E3, esperava-se que o Playstation deixasse de participar também da BGS, mas a empresa esteve presente e ainda trouxe o game Death Stranding, jogo enigmático de Hideo Kojima que será lançado em 8 de novembro, para os fãs experimentarem pela primeira vez.
A BGS somou mais de 325 mil visitantes em sua edição de 2019. Com um investimento 30% maior que 2018, o público pode conhecer como é a experiência de uma grande feira de games e experimentar muita coisa nova.
Mas visto que o Brasil tem mais de 70 milhões de jogadores, Marcelo Tavares acredita que o evento ainda tem muito a crescer. A meta para 2020 é aumentar mais a presença dos e-sports, fomentar ainda mais a produção de jogos indie brasileiros (cujo esse ano contou com a incrível Avenida Indie) e mostrar para as grandes empresas o quanto o Brasil é relevante para o mundo dos games, esperando atrair cada vez mais anúncios globais, a medida que o evento amadureça a cada ano.